Como ensinar a uma criança como nascem os bebês
Como ensinar a uma criança como nascem os bebês pode se mostrar como uma das maiores dúvidas dos pais e/ou responsáveis.
A princípio pode parecer uma pergunta difícil de ser respondida, sendo compreendida assim por uma série de questões.
Os pais geralmente se questionam sobre pontos como:
- O momento ideal para responder ou explicar;
- A linguagem que deve ser utilizada;
- A quantia de informações a ser transmitida;
Estes são alguns pontos destacados, mas outras dúvidas também podem ocorrer, fazendo de algo simples um assunto complicado a se lidar.
Assim, é importante que os pais se sintam preparados para a possibilidade de questionamentos neste sentido ou ainda para colocarem o assunto em discussão.
Eventualmente a criança irá ouvir a respeito de diversos assuntos e os trazer para questionar aos pais.
Buscar compreender a maneira adequada de responder ou, minimamente, como se portar, sem fugir ou mentir, é indispensável para a relação parental.
Um dos principais questionamentos que costumam surgir é a forma de nascimento dos bebês sendo, portanto, importante se preparar para este assunto.
Existem aspectos a serem observados a fim de tornar este momento mais proveitoso, tanto para a criança quanto para os pais.
Saber lidar com a curiosidade dos filhos, sem deixar de responder com sinceridade será um dos pontos indispensáveis.
Ademais, questões como a idade da criança e o quanto ela sabe sobre o assunto questionado também devem ser considerados diante esta explicação.
Compreender de forma mais detalhada sobre estes aspectos pode favorecer um preparo adequado para lidar corretamente com as crianças e eventuais curiosidades.
Havendo preparo, o que poderia se mostrar como um momento de dificuldade tende a acontecer de forma muito mais suave e equilibrada
Conteúdo
A criança e a curiosidade
A infância é um período repleto de aprendizado, então é natural que a criança apresente questionamentos a respeito das mais variadas questões.
Em grande parte das vezes toda essa curiosidade é traduzida através de infinitas perguntas voltadas aos pais.
Ainda que essas dúvidas cheguem a um adulto, nem sempre ele saberá a forma mais adequada de a responder.
Não é incomum que os pais ou responsáveis se vejam surpreendidos diante o que os filhos questionam, passando por momentos de dificuldade para os auxiliar a entender um determinado assunto.
As perguntas surgem de forma frequente, mas não necessariamente de maneira controlada, geralmente se colocando enquanto surpresa para os adultos.
Por conta disso, é importante que a pessoa que recebe estas dúvidas esteja preparada para as responder.
O adulto a quem a criança confia suas perguntas, os pais ou responsáveis, é alguém a quem ela terá enquanto um exemplo, assim é importante que as respostas sejam passadas com naturalidade, independente do contexto da dúvida.
Não há motivo para desespero diante as dúvidas, especialmente as mais comuns, tal como ensinar a uma criança como nascem os bebês.
Isso já é algo que se imagina que será questionado em algum momento, portanto, se preparar para responder isso é importante.
Lidar com as curiosidades da criança de forma natural não é importante apenas para ela, sendo também para quem a responde, trabalhando confiança pessoal e na relação parental.
Sinceridade e preparo são importantes
Muitos pais, quando surpreendidos pelas perguntas dos filhos, tendem a inventar respostas que podem ser fantasiosas, a fim de evitar a verdade.
Dentre as maiores dúvidas está em como ensinar a uma criança como nascem os bebês, questão que, por vezes, é explicada com mentiras e fantasias.
Diante o surgimento desta questão não é incomum que a primeira resposta que venha a mente seja a velha história da cegonha, dizendo que este animal traz para os pais o seu bebê.
Essa explicação é algo muito distante da realidade e, portanto, não é uma boa forma de tentar sanar a dúvida sobre este assunto.
É preciso entender que mentir não é necessário, a sinceridade deve ser a chave da explicação que se coloca.
O que se mostra indispensável é adequar a linguagem utilizada, o que implica em preparo para que seja possível a fazer de forma adequada.
As crianças que estão em faixas etárias diferentes podem compreender um mesmo assunto por maneiras diferentes, conforme o que cabe a sua idade.
Assim, a linguagem utilizada com uma criança de 5 anos será bem diferente da aplicada a uma conversa com alguém de 10 anos.
Porém, em ambos os casos, se basear na verdade é algo primordial, explicando o que realmente ocorre, mas de maneira que ela possa compreender.
Quando existe um preparo dos pais ou responsáveis para sanar as dúvidas mais comuns tal como ensinar a uma criança como nascem os bebês, se torna muito mais simples trabalhar os momentos em que elas se apresentam.
Ademais, é importante ter consciência de que, por mais dedicação que haja para se preparar, não é impossível as crianças apresentem questões diferenciadas.
Está tudo bem não se sentir confortável ou confiante para responder a algo que sobre o que é questionado.
O importante nestas situações é, diante a dúvida, buscar pelo preparo que não possui.
Seja honesto com a criança, evitando a enganar ou dar respostas que não vão realmente suprir a curiosidade existente.
O ideal nestas situações é se mostrar tranquilo, assinalando que precisa pensar sobre o assunto, mas que irá responder em breve.
Nestes casos, se coloca a possibilidade de realmente ir atrás de respostas adequadas à questão, o que permite aos pais responder com maior confiança e prudência.
Se posicionar a sanar uma dúvida e buscar meios de realmente o fazer favorece o estabelecimento de uma relação de confiança com a criança.
Desta forma, se torna mais provável que ela torne a o procurar a fim de solucionar novas dúvidas no futuro.
Para além destas questões, é preciso compreender que o preparo abarca também saber de onde partir com sua explicação.
Curta nossa página no Facebook
Nos siga no Instagram
Inscreva-se no Youtube
Muitas vezes, a criança ouviu muito pouco e pode se contentar com o que irá apresentar como resposta.
Mas, em outras, é possível que o conhecimento da criança no assunto questionado vá para além de suas expectativas.
O preparo, portanto, parte não só de seu próprio entendimento sobre o assunto e linguagem adequada, mas também de como essa dúvida surgiu para a criança.
A compreensão prévia do que a criança sabe é o primeiro ponto a ser averiguado
Quando a criança vai até os pais e/ou responsáveis questionar a respeito de um tema que lhe causa dúvidas a primeira ação tende a ser oferecer uma resposta.
Com isso, muitos pais podem acabar desatando a falar, atribuindo a explicação informações que a criança já sabia ou, por vezes, exageradas diante sua dúvida.
Isso pode ocorrer, pois não se questiona como a pergunta chegou até a criança, o que é indispensável de buscar se compreender.
Diante um questionamento infantil a respeito de qualquer assunto, é importante buscar se aproximar de entendimentos como:
- Onde ela ouviu sobre o assunto, isso é, como surgiu a dúvida;
- O que ela sabe sobre o assunto;
- As ideias e expectativas que existem dentro desta pergunta;
É preciso estar ciente de mais detalhes que envolvem a criança e sua dúvida para que a resposta possa ser mais efetiva.
Perceba, neste sentido, que o ato de como ensinar a uma criança como nascem os bebês ou qualquer outra temática vai além de simplesmente responder seus questionamentos.
Trabalhar as dúvidas infantis envolve preparo, mas isso não indica a necessidade de saber a resposta para todas as perguntas.
O preparo para transmitir conhecimentos específicos às crianças envolve saber as informações corretas.
Para além disso, é aceitar quando não as souber e então buscar as respostas, transmitindo apenas o que se mostra preciso conforme a situação.
Muitas crianças vão se mostrar satisfeitas diante uma resposta objetiva, a qual já a auxilia a sanar seus questionamentos.
Outras, irão perceber na respostas obtidas novas dúvidas e, nestes casos, o preparo também envolve saber se posicionar de forma aberta a outras questões.
Se preparar é, em essência, saber transmitir confiança para a criança, tanto através de suas respostas quanto diante a abertura que esta percebe para as fazer.
Quando os questionamentos são expostos e a criança encontra um comportamento negativo dos pais, como a recusa em responder, é possível que não tornem a questionar.
Assim, é preciso trabalhar a confiança, na relação com a criança e também consigo mesmo, possibilitando transmitir as informações de forma apropriada.
Trabalhando estes aspectos, mesmo que aos poucos, situações como ensinar a uma criança como nascem os bebês ou qualquer outra dúvida se tornaram mais fáceis.
Como ensinar a uma criança como nascem os bebês de acordo com a sua faixa etária
A infância é uma fase na qual se apresentam muitas dúvidas e, portanto, os pais tendem a se ver diante de muitos questionamentos.
Nem todas dessas questões que lhe são apresentadas parecem fáceis de serem respondidas, especialmente quando surgem de repente.
É por essa razão que se mostra importante se preparar, conforme a criança cresce, tendo uma noção prévia de quais dúvidas podem surgir ao decorrer de seu desenvolvimento.
Dentre as principais, se mostra a curiosidade quanto a forma do nascimento, deles mesmos e de outras crianças.
A ação de como ensinar a uma criança como nascem os bebês é algo que pode parecer complexo, mas se torna mais fácil se houver preparo e organização.
Essa é uma das tantas perguntas que podem surgir e que requerem um preparo diferenciado, a depender da idade da criança.
Não há como ou porquê, ensinar da mesma forma sobre este tema a alguém de 4 anos e a outra de 10 anos.
Sendo fases de desenvolvimento diferente, estas crianças já possuem conhecimentos distintos e capacidade para receberem respostas com mais ou menos detalhes.
Tenha sempre em consideração que, isso não indica que mentiras devem abranger a versão para uma criança menor, o que se altera é apenas a linguagem utilizada.
Por volta dos 3 ou 4 anos é possível que este tipo de pergunta surja dentre as tantas que seu filho irá fazer.
Neste caso, é o momento de se lembrar de todo o preparo que se envolveu para aprender como ensinar a uma criança como nascem os bebês.
Nesta idade, a criança ainda é muito pequena para que você ofereça a ela termos reais e como funciona o processo de forma mais detalhada, mas ainda assim poderá responder.
Por volta desta etapa, analogias e metáforas costumam ser uma boa ideia, como a da semente colocada por um homem na mulher, ou algo semelhante.
É preciso que seja algo que a criança possa entender, mas que não se afaste da realidade, como seria com a história da cegonha.
Trazer histórias sobre o período de gestação da criança que questiona também pode ser interessante, oferecendo detalhes coniventes com sua idade.
Conte sobre os primeiros movimentos, como a barriga cresce e a ligação mãe-bebê.
Isso poderá oferecer à criança maior entendimento sobre o período gestacional, o início e final da gravidez, sem haver necessidade de detalhes para além de sua idade.
Um pouco adiante, entre os 5 e 6 anos, a forma como ensinar a uma criança como nascem os bebês, já se torna diferenciada.
Nesta fase as crianças começam a notar as diferenças entre meninos e meninas, assim pode ser um bom momento para auxiliá-la e explicar sobre o tema.
Responda suas perguntas, ensinando a ela os nomes corretos e mostre imagens que a auxiliem a entender o processo.
A utilização de recursos gráficos pode ajudar a fazê-la entender de forma mais clara, sempre lembrando-se de colocar a explicação conforme a criança a requisitar.
Para além desta fase, a noção que as crianças possuem do próprio corpo começam a ser muito mais claras, e, portanto, as respostas também devem ser.
Entre os 7 e 8 anos, é provável que a criança já saiba a diferença corporal entre garotos e garotas, o que permite utilizar uma linguagem mais clara e objetiva.
Quando a criança atinge a fase dos 9 aos 10 adiante, a conversa muda um pouco, no sentido que pode ser acrescida de maiores detalhes de cunho social e afetivo.
RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU E-MAIL
A forma de como ensinar a uma criança como nascem os bebês se expande para além das questões técnicas, englobando questões de maturidade e consentimento entre as partes envolvidas.
Nesta fase, a criança traz a pergunta, mas possivelmente já tem alguma ideia quanto a forma como o nascimento ocorre.
Assim, ainda mais que nas fases anteriores, é indispensável buscar compreender o que ela já possui de conhecimento do assunto.
Por fim, lembre-se que independente da idade é importante que a criança o perceba como alguém de confiança.
Se coloque à disposição para responder as dúvidas conforme lhe for possível, sempre demonstrando honestidade para com elas.
É importante evitar ações como ignorar as questões, tentando responder de forma rápida ou mudar de assunto, pois é possível que isso deixe a criança mais curiosa sobre o tema.
Algumas ações devem ser evitadas, como ignorar as perguntas que a criança traz, as respondendo rapidamente ou mudando de assunto.
É possível que isso faça a criança ter ainda mais curiosidade sobre o tema questionado.
Investir em um relacionamento saudável entre pais/responsáveis e filhos é o melhor caminho para proporcionar uma boa solução para as dúvidas apresentadas, fortalecendo o vínculo parental.
Referências:
https://bebe.abril.com.br/familia/como-responder-as-perguntas-das-criancas/
https://soumamae.com.br/como-explicar-aos-seus-filhos-de-onde-vem-os-bebes/