Como ensinar meu filho a ler
O ato como ensinar meu filho a ler requer esforço contínuo, para que ela seja atraída e se acostume a praticar. Nesse caso, de acordo com os especialistas, é uma função dos pais criarem este hábito.
Quanto antes uma criança entra em contato com a leitura, mais benéfico é. Deste modo, ela terá maior facilidade de aprendizado e terá maior incentivo a ler. No final, isso simplifica o trabalho de todo mundo – o de quem ensina e o de quem aprende.
Além disso, essas crianças tendem a desenvolver habilidades linguísticas e criativas desde cedo, realçando a importância de como ensinar meu filho a ler desde pequeno. Por isso, iremos falar hoje sobre como ensinar meu filho a ler, propiciando esses benefícios a ele.
Conteúdo
Prepare o seu ambiente para como ensinar meu filho a ler
Temos de concordar que, se você quer ensinar meu filho a ler, então tem, em primeiro lugar, de estar com o seu lar preparado, não é mesmo? Isto significa ter livros em casa adequados à criança, que façam com que ela se interesse.
O que os profissionais na área de educação infantil indicam é que tenha algum tipo de móvel que seja acessível ao seu filho. De preferência, tenha uma espécie de estante, só que de alguma forma que ela possa mexer de modo seguro.
Alternativamente, caso não seja possível ter um móvel desta espécie no seu ambiente, então procure soluções alternativas. Baús, por exemplo, são bastante utilizados e também servem nessas situações.
Por mais que os livros possam ter um preço um pouco acima do que o orçamento familiar gostaria, pense que este é um investimento na educação e na formação dele. Ler desde cedo é fundamental, como garantem os especialistas no tema.
Ler traz diversos benefícios, que variam desde a facilidade futura na escola até mesmo ao incentivo à criatividade. De toda forma, não há malefício algum. O melhor de tudo, ainda, é que a criança, quando bem incentivada, irá gostar disso, como se fosse uma brincadeira.
Por isso, o indicado é procurar nas livrarias os melhores livros infantis e decidir com cuidado. Por mais que existam listas elaboradas na internet de quais são os livros mais populares, lembre-se que o seu filho é único.
Deste modo, procure adaptar ao que você sabe que são os gostos deles e ao que você deseja que ele aprenda. Há muita variedade de escolhas nas livrarias, de modo que como ensinar meu filho a ler se torna algo prazeroso para todos e se adequa na educação que você deseja dar.
Como ensinar meu filho a ler – Respeite o gosto da criança
Esta dica está relativamente relacionada à anterior. Outro ponto em que há praticamente unanimidade é que respeitar o gosto da criança é fundamental quando ensinar seu filho a ler.
Não é muito difícil de entender a razão disso. Afinal, quem é que se motiva a ler algo que não gosta? Com seu filho é a mesma coisa. Pode ser que você tenha escolhido o livro perfeito, na sua opinião, mas que simplesmente não o atraia.
É justamente por isto que se torna tão importante também levar os gostos dele em conta, como estávamos falando. Lembre-se: não é você que tem de gostar do livro, é o seu filho.
É claro que você pode, dentro dessa escolha, fazer direcionamentos e dar a palavra final. Uma vez que você entenda do que ele gosta e do que não gosta, dê algumas opções que se adequem tanto ao que você deseja que ele leia quanto ao que ele quer. Se ele gostar de algum, ótimo, se não, procure novas opções até que ele se interesse.
O fato de ele não querer nem se animar com o que você sugere não é indício de que ele não gosta de ler. A princípio, quer dizer apenas que ele não gostou das suas sugestões. Por isso, abra o leque de opções e veja quais são os limites dele.
Para incentivar o seu filho a gostar de determinado gênero ou tema que você gostaria, tente usar alguns gatilhos mentais. Conte um pouco da história, faça ele se interessar de alguma forma e induza a querer aquilo. Isto pode dar certo e no final ensinar seu filho a ler será mais prazeroso.
Ainda assim, tenha em mente sempre que aqui a prioridade é ele. Cada um tem seus próprios gostos e seu próprio ritmo quando falamos em aprendizado e em leitura. Portanto, saiba respeitar os limites da criança.
Curta nossa página no Facebook
Nos siga no Instagram
Como ensinar meu filho a ler – Trate a leitura como algo positivo
Um erro muito comum entre os pais, que fazem quase sem se dar conta do que estão cometendo, é na hora de abordar a leitura. Infelizmente, muitas vezes acabam tratando isto como uma forma de punição.
Referem-se aos livros de forma negativa, associando a algo ruim e que a criança terá de fazer por obrigação, após ter feito algo de errado. É comum que alguns digam algo como “vá para o seu quarto e leia um livro!” no momento das brigas, o que não é benéfico.
Por certo, quando a associação à leitura é feita de forma negativa, fica bem mais difícil ensinar a ler. Isto porque, é claro, a criança não vai querer ler de forma alguma – afinal, ela só faz isto quando é obrigada e fez algo ruim.
A associação, por outro lado, deve ser positiva. como ensinar meu filho a ler, torne isso interessante e atrativo para a criança, faça ela querer e não se afastar dos livros. Incentivar significa despertar o interesse e a vontade delas naquela situação. Impulsionar e promover a leitura.
Adicionalmente, não cobre da criança que ela chegue até o final da história e que leia tudo. Como já falamos, cada um tem o seu ritmo e o seu tempo. O importante é que esteja praticando. Aos poucos, esta prática vai evoluindo e você verá os resultados.
Caso esteja enfrentando dificuldades e ache necessário, procure um profissional e exponha as suas angústias e problemas que vem enfrentando. No entanto, não há motivo para pânico: as regras de respeitar os gostos e ritmo da criança são as que devem ser lembradas primordialmente.
Frequente ambientes de leitura
Como ensinar meu filho a ler, outra parte de fundamental importância no incentivo é frequentar lugares em que a leitura seja uma prática habitual. Não basta pegar um livro de vez em quando em casa, mas sim tornar disto algo constante e aprazível.
Precisamos, aqui, fazer com que os livros façam sentido ao seu filho. Afinal, por que ele está lendo isso? O que é a leitura? Para você, é claro, tudo isto é muito óbvio, mas para ele certamente não é.
Fazer com que a criança se identifique com a prática da leitura é um ato constante e que exige uma certa dedicação. Isso vai além do ambiente da sua casa, por melhor que ele esteja preparado com as dicas que demos antes.
É interessante levar a locais onde os livros sejam abundantes e constituam na norma. É o caso de livrarias e bibliotecas, por exemplo. Lá não só todo o ambiente é composto de livros, como também de pessoas lendo e se interessando por eles.
Certamente isto vai atrair a atenção do seu filho, que verá que esta prática é comum e interessante a todos. Adicionalmente, ele poderá ver novos livros, com os quais pode se identificar e querer ler mais para frente. Se você não sabe qual comprar, é uma boa dica a seguir.
Não proíba seu filho de brincar nesses lugares. É importante que ele associe os livros a algo divertido, o que significa que deixá-lo brincar, dentro dos limites, é algo bom.
RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU E-MAIL
Incentivos para além dos livros
Mostre para o seu filho como aprender a ler é algo mágico. Na verdade, ler faz parte do nosso cotidiano e está presente em tudo, mesmo no que nem prestamos atenção por estarmos tão habituados.
Para a criança, por outro lado, é algo completamente novo, que abre portas a um novo mundo de sinais e interpretações bastante distinto. Faça ela perceber isso e querer entrar nesse mundo, a partir de indicações fundamentais.
Dependendo da idade do seu filho e do conhecimento que ele já tem em leitura, comece a iniciá-lo interpretando outras formas de leitura. Por exemplo, diga o que alguns sinais de trânsito querem dizer.
Demonstre também tudo mais que possa ser atrativo. As fachadas de lojas, coloridas, podem sempre atrair a atenção. O rótulo dos alimentos, dos brinquedos e de tudo que você considerar interessante e envolvente ao seu filho.
Como ensinar meu filho a ler, demonstre, em outras palavras, os benefícios disso para além dos livros. Ele estará abrindo as portas para o desconhecido, para algo que provavelmente sempre chamou a sua atenção e que agora ele poderá compreender com outros olhos.
Certamente, este é um grande aspecto motivador que pode ser utilizado e dá muito certo. Além de tudo, estimula a percepção da criança e a sua criatividade ao notar novas formas de apresentação de linguagens.
Outras formas de linguagem e de apresentação do livro
Aproveite que o que está fazendo é ensinar seu filho a ler e deixe fluir também a sua criatividade junto com a dele. Os livros, em particular os infantis, trazem um universo de possibilidade de apresentações.
Faça, então, uso disso. Traga modos divertidos de apresentar aquela história que tem sido contada no livro. Faça teatros junto com o seu filho, por exemplo. Interpretem os papeis e sigam o roteiro do livro, adaptando a brincadeiras.
Imagine também que o livro que o seu filho mais gosta seja em plena natureza. Então, por que não, fazer um piquenique ao ar livre e aproveitar o cenário para tornar esta interpretação mais realista? Ou seja, tente recriar também o ambiente do livro, caso isto seja possível.
Quem sabe até, quando ele estiver aprendendo a escrever também, você não possa estimulá-lo a escrever a sua própria historinha? É outro modo bastante estimulante e que desenvolve diferentes partes do cérebro.
Certamente atos deste tipo vão atrair ainda mais a atenção do seu filho e fazê-lo querer ler ainda mais. Além disso, processos como a criatividade dele serão estimulados a todo momento, o que será positivo para toda vida dele.
Leia nosso artigo sobre Dificuldade no aprendizagem
Leia com seu filho e para o seu filho
Por fim, temos uma dica dupla dada pelos especialistas. Neste caso, você deve ler com o seu filho e para ele quando estiver buscando ensinando a ler e quando for ensinar seu filho a ler.
Vamos falar, antes, sobre quando estiver lendo para o seu filho. Há uma série de benefícios relacionadas a isto, que ultrapassam até mesmo as fronteiras do aprendizado e da própria leitura:
- Cria vínculos afetivos com os livros e com a atividade de ler
- Aumenta a interação familiar
- Torna a leitura prazerosa
- Aproxima a criança às letras e às palavras
- Habituar com a leitura mesmo antes de aprender a ler
Ler para o seu filho pode ser feito ainda quando ele não souber aprender a ler. Neste caso, vai fazer com que se interesse ainda mais quando estiver aprendendo, o que será uma vantagem interessante.
Além disso, destacamos que não é sadio que os pais obriguem a criança a terem estes momentos. Não obrigue o seu filho a ouvi-lo, mas faça com que ele se atraia. Se ele não quiser, respeite e tente novamente em outro momento. Sempre tenha em mente que ler deve ser associado a algo positivo, a uma diversão.
Adicionalmente, então, leia com o seu filho. Para isso, você pode criar uma atividade divertida na qual vocês trocam livros e leem as histórias de forma intercambiável. Isto será agradável para ele e ainda irá trazer proximidade com você, reforçando os vínculos familiares.
As crianças veem nos pais grandes referências, o que pode ser utilizado aqui. Uma vez que elas estiverem observando, na prática, que a esta atividade também se interessam os seus pais, inclusive aos mesmos livros, será ainda mais atrativo. É positivo para todos.
Mensagem final
O importante quando estiver ensinando o seu filho a ler é ter em mente que este é um processo que exige dedicação. Respeite os limites e os gostos dele, ao mesmo tempo em que faça desta atividade algo prazeroso e divertido. Para ler mais sobre o tema, consulte nosso blog.
Como ensinar meu filho a ler – Referências:
https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/9-passos-para-ajudar-seu-filho-a-gostar-de-ler/
https://www.somospar.com.br/como-incentivar-os-alunos-a-lerem-mais/
https://escoladainteligencia.com.br/como-incentivar-a-leitura-das-criancas/
https://www.lendo.org/dicas-para-incentivar-a-leitura-nas-criancas/
https://metodosupera.com.br/como-incentivar-seu-filho-a-ler/
3 Comments