Desenvolvimento do bebe – Os primeiros meses com seu filho: desenvolvimento mês a mês
Desenvolvimento do bebe – Os primeiros meses com seu filho são fundamentais para o desenvolvimento neuropsicomotor dele. Nessa fase, a criança tem de ter evolução em alguns aspectos definidos pelos médicos. Iremos falar mais sobre eles hoje.
A sequência de tudo que acontece pode ser acompanhada com atenção pelos pais. Eles podem ver tudo como se estivessem num belo espetáculo, acompanhando o crescimento e desenvolvimento da criança.
No entanto, as coisas podem não sair exatamente como o esperado. Os primeiros meses com seu filho (Desenvolvimento do bebe) requerem atenção. Afinal de contas, o que fazer se a criança não estiver progredindo como deveria?
Conteúdo
O primeiro mês – Desenvolvimento do bebe
Os primeiros meses com seu filho (Desenvolvimento do bebe) vão lhe ensinar na prática algo que, em teoria, já sabemos. O ser humano não nasce completamente preparado para lidar com grande parte das tarefas habituais.
A formação do corpo humano durante a gestação é bastante lenta e gradual, e o bebê nasce sem tê-la completado. Isso nos coloca inclusive atrás de outros animais, como espécie em geral. Os órgãos e os sentidos são bons exemplos do que só termina o desenvolvimento depois do nascimento.
Nesse primeiro mês, é claro, as coisas estarão então no estágio mais primitivo. É o mais difícil dos primeiros meses com seu filho (Desenvolvimento do bebe). A visão será o pior sentido do recém-nascido, por exemplo. Orne com alguns móbiles coloridos o berço para estimular.
É comum que o bebê durma de 20 a 22 horas, não se assuste. Ele também pode mamar aproximadamente dez vezes durante um dia. Seus movimentos são feitos por reflexo, por isso ele não os controla adequadamente.
O segundo mês
Aos poucos, os primeiros meses com seu filho (Desenvolvimento do bebe) vão ficando menos assustadores. Principalmente se você for mãe ou pai de primeira viagem, é comum que fique mais tensa durante o primeiro, em que o recém-nascido ainda tem muito a evoluir e parece tão frágil.
As recompensas de todo o trabalho de ser mãe e pai começam a surgir mais claramente. É nesse segundo mês, por exemplo, que a criança já ensaia seus primeiros sorrisos. Quer imagem mais bonita?
A visão também começa a melhorar, especialmente se os pais estimularam no primeiro mês. Esse estímulo pode prosseguir aqui, especialmente com objetos coloridos e que se movem. Eles atraem muito os bebês.
Aliás, até mesmo pelo fato dele começar a enxergar um pouco melhor, pode se tornar mais arisco aos estranhos. Ele identifica melhor os rostos e passa a notar com mais clareza quando não está no colo dos pais ou de algum conhecido.
O controle da musculatura igualmente evolui. Nos primeiros meses isso vai acontecendo gradualmente. Aqui, ele já deverá ser capaz de levantar o queixo, colocar-se de bruços, entre outros.
Outros sentidos ajudam nisso também. A voz do pai e da mãe já são reconhecidos com mais facilidade e ele começa a entender um pouquinho melhor o mundo à sua volta. Babá e avós também são identificáveis.
O terceiro mês
O terceiro mês segue com o desenvolvimento dos sentidos do seu filho. Cada vez mais o seu bebê vai progredindo. Ao mesmo tempo, os próprios pais vão começando a conhecer melhor cada detalhe da criança.
Nesse terceiro mês, o seu filho já deverá estar mais comunicativo. Os pais costumam perceber que, de alguma forma, ele tenta demonstrar afeto. Além disso, os sorrisos são mais comuns e até faz mais sons.
Falando nisso, aliás, é bom falar da boca também. É por lá que ele irá querer conhecer melhor o mundo. Embora ainda não deva conseguir levar os pés à boca, fará isso com as mãos com bastante frequência.
Os tipos de choro são mais facilmente identificáveis, entendendo melhor o que o bebê deseja. Você saberá melhor como perceber se o problema é cólica, fome, sono, etc.
Aqueles movimentos que nos referimos no primeiro mês, de reflexo, passam a diminuir com maior intensidade. Ele controla melhor o que faz. É comum que a coluna fique mais ereta, que ele erga a cabeça plenamente, consiga movimentá-la (buscando os sons e objetos) e que estique os braços.
O número de horas dormidas já é bem menor, ficando em cerca de 16. Dessa forma, nos primeiros meses com seu filho (Desenvolvimento do bebe), aos poucos a evolução vai seguindo.
O quarto mês
Neste quarto, você perceberá que algo continua como uma tendência desses primeiros meses com seu filho. A boca ainda é por onde ele se guia para descobrir as coisas. Por lá ele identifica tamanho, gosto, textura, tudo.
Além disso, os sorrisos, que costumam cativar tanto os familiares, continuam intensamente. O corpo é cada vez mais firme também, principalmente na cabeça. Você deve perceber que ela estará ficando mais equilibrada e mantida em pé com maior firmeza.
Outras partes do corpo devem ficar igualmente mais firmes. Entre elas, está o tórax. O bebê deverá igualmente conseguir seguir os objetos que o atraem por um ângulo de até 180º. Se ele mexer nos pés, significa que está conhecendo a usar e a conhecer aquela parte do corpo.
O seu bebê está, literalmente, descobrindo do que o corpo dele é formado. Ele pode até mexer nos genitais, por exemplo. Também deverá abrir as mãos – e esse é um ótimo sinal, pois algumas crianças com problemas cerebrais não o fazem.
A mãe e o pai podem ser uma diversão à parte, brincando do tradicional esconde-esconde, tapando o rosto com as mãos. Seu filho deverá soltar altas gargalhadas dessa forma. Além disso, ele notará melhor o movimento das bocas ao falar.
O quinto mês
Durante o quinto dos primeiros meses com seu filho (Desenvolvimento do bebe), você continuará a ver os ganhos dele em relação à parte do desenvolvimento motor. Ele segue a crescer em seus movimentos, mevendo até a cintura.
Além disso, este mesmo processo de fortalecimento muscular e de equilíbrio, permite que chegue perto de outro progresso. Logo ele estará começando a sentar sozinho, o que deverá acontecer nos próximos meses.
Além disso, seu filho ficará mais ativo e agitado. Isso é bom para ele, uma vez que auxilia no funcionamento e entendimento do cérebro sobre o próprio corpo. Ajuda, portanto, na parte neural do desenvolvimento.
Outro ponto interessante é que ele já deverá ficar em pé quando tiver algum auxílio. Segure-o pela cintura e perceba como ele deverá ser capaz de fazer isso. Tudo graças ao fortalecimento.
As noites de sono deverão igualmente começar a serem mais tranquilas durante essa fase. À noite, é capaz que ele durma cerca de 7 ou 8 horas sem acordar nenhuma vez, ajudando também na tranquilidade do sono dos pais.
Na parte da fala, é normal que haja alguma evolução também. É comum que os bebês de cinco meses comecem a falar algumas vogais, principalmente se forem bem estimulados. Brinquedos vocais são uma boa ideia.
O sexto mês
Comecemos avaliando a parte dos sons do bebê nesse mês de número seis do seu desenvolvimento. Ele estará avançando cada vez mais nessa área, balbuciando alguns sons e tentando repetir. Passa a aprender um pouco sobre as consoantes também, além das vogais do quinto mês.
Durante os primeiros meses com seu filho (Desenvolvimento do bebe), como temos visto, é essencial acompanhar o desenvolvimento motor dele. Nesse sexto, o que é mais provável e habitual que aconteça é que ele comece a controlar melhor as mãozinhas.
Uma das brincadeiras mais comuns é a de jogar (ou deixar cair) algo no chão e depois pegar de volta. Tudo isso entre gargalhadas. O bebê está aprendendo cada vez mais como funciona o mundo à sua volta e do que ele é capaz.
Com relação ao fortalecimento e à movimentação, há outro ganho também. A bacia e o tórax ficam mais fortes e sob o controle de seu filho. Ele já poderá estar sentando, enquanto se apoia numa almofada, num travesseiro ou algo similar.
Ele também fica cada vez mais agitado, movimentando frequentemente o seu corpo. O lado positivo dessa interação toda é que ele está aprendendo o que é necessário para logo logo estar engatinhando e, em seguida, caminhando. Mas isso virá com os meses seguintes.
O sétimo mês
A coordenação motora é o grande destaque do sétimo desses primeiros meses com seu filho. O grande barato aqui é que ele começará, finalmente, começar a engatinhar, mesmo que de uma forma meio estabanada.
Como temos visto, há todo um desenvolvimento motor por trás disso. O bebê, desde o primeiro mês, vem se fortalecendo e descobrindo mais o seu corpo. Os resultados são visíveis na prática, como nesse caso de engatinhar. Nada seria possível sem o que descrevemos nos meses anteriores.
Embora não esteja completamente equilibrado ainda, ele coloca as duas mãozinhas no chão, à frente do corpo. Aprende como fazer para se apoiar nelas e, então, se movimentar. As quedas irão ensinar, por exemplo, que não pode tirar as duas mãos do chão simultaneamente quando quer se mover.
Outro ganho significativo aos olhos dos pais, é que ele já poderá sentar com mais facilidade. É igualmente possível que ele já aprenda a bater palminhas.
Leia nosso artigo sobre como incentivar seu filho a ler
O oitavo mês
Bom, o que ocorre durante o oitavo mês é um reforço daquilo que houve no sétimo. Sobretudo no que diz respeito à parte motora, com o engatinhar e o sentar, por exemplo.
É comum que o bebê queira andar pela casa, para descobri-la com seus próprios sentidos. Por isso, os pais mais atentos já podem iniciar com as medidas de proteção, tirando de circulação tudo que puder machucar a criança.
Nesses casos, o seu filho já deverá estar mais equilibrado e entendendo melhor como fazer para evitar os tombos. Com essa maior capacidade de movimentação, cresce também a curiosidade sobre o que o cerca.
Outra medida interessante é comprar meinhas antiderrapantes, para ajudar na movimentação do seu filho. São muitos os produtos que podem ajudar nesses primeiros meses com seu filho, entre roupas e brinquedos educativos.
Ele começa também a compreender que não é um ser grudado à sua mãe, exatamente por conta dessa maior independência que já tem na movimentação. Aliás, as brincadeiras de esconder, que já falamos em meses anteriores, são legais para ensiná-lo que as coisas vão e voltam, não estão sempre ali – inclusive a mamãe e o papai.
O nono mês
De todos os meses até aqui, o nono provavelmente será o mais agitado. O bebê está mais faceiro, mais propenso às brincadeiras. Além disso, como estará ainda mais forte na evolução do engatinhar, vai querer se mover mais.
Outro ponto interessante é que a visão, que lá no início dissemos que não era tão apurada, já estará melhor. Estará já muito próxima ao que é a de um ser humano adulto, identificando formas e tons, por exemplo.
Mal se consolidou no engatinhar, já vai progredir para começar a aprender como caminhar. Tentará fixar os pezinhos no chão quando você o levantar. É uma forma de buscar manter um equilíbrio, tão necessário para caminhar.
Curta nossa página no Facebook
Nos siga no Instagram
O décimo mês
Alguns bebês já começam a caminhar ainda no nono mês, mas o mais comum é a partir do décimo. Ainda assim, é possível que isso só aconteça após um ano, então caso for diferente com seu filho, não se apavore e siga as orientações do pediatra.
Além disso, na parte do cérebro, ele estará mais atento, com uma memória mais apurada. A capacidade de aprendizagem de seu filho terá evoluído muito e ele estará atento a tudo.
O décimo primeiro mês
No décimo primeiro mês, o bebê já estará muito mais esperto e já irá ter aprendido muito. Ele já deve saber, por exemplo, o que apalavra “não” significa. Por isso mesmo, é hora de colocar os limites necessários, e não de ficar com pena.
Também nessa parte comunicativa, ele já irá entender bem o nome dos membros da família e de quem está habituado a ter como companhia. Aliás, ele vai até ganhar uma individualidade própria, desenvolvendo seus próprios gostos.
RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU E-MAIL
O décimo segundo mês
O bebê já está bastante avançado, provavelmente caminhando e fortalecendo bem seus passos. Deverá estar evoluindo no processo de fala, tentando imitar o que os pais falam. Como já tem uma individualidade maior, ele poderá testar os seus limites. É hora de educá-lo bem, demonstrando o que pode e o que não.
Mensagem final
Acompanhe o desenvolvimento do bebe e esteja atento a essas progressões mensais. As consultas regulares com o pediatra são fundamentais, visto que será ele quem irá avaliar se está tudo de acordo.
Desenvolvimento do bebe – Referências
http://www.cordvida.com.br/blog/como-sao-os-3-primeiros-meses-do-bebe/
https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/cuidados-com-os-bebes-nos-primeiros-meses-de-vida/
https://www.soumae.org/desenvolvimento-do-bebe-mes-a-mes/
https://www.petitpapillon.com.br/blog/desenvolvimento-bebe-mes-a-mes
Tag:Bebê, Casal, Criança, crianças especiais, Desenvolvimento do bebe, Grávidas, infância, Mãe, Pai, Pais, Psicologia, saúde