Entendendo tudo sobre a dentição de leite
O processo de surgimento, crescimento e troca dos dentes é bem longo nos seres humanos. Como sabemos, no entanto, já começa a aparecer desde pequenino, quando ainda somos bebês.
Nesse caso, os pais, principalmente os de primeira viagem, costumam ficar cheios de dúvidas sobre todas essas etapas que concernem à dentição de leite. Afinal, o que é isso exatamente? A criança sofre com o surgimento deles? Quando é normal cair? Essas e outras questões iremos detalhar no artigo de hoje.
Conteúdo
O que é dentição de leite e a importância do dentista desde cedo
Bom, como já começamos dizendo, os dentes surgem ainda quando somos bebês e se desenvolvem no nosso organismo pela infância e adolescência. É esse o período em que as chamadas arcadas dentárias e estruturas orofaciais vão ser desenvolvidas.
Logo no começo, porém, o que nascem são os famosos dentes de leite, tão incômodos para alguns bebês. É importante que cada pai e mãe leve o seu filho ou filha ao dentista pediatra quando isso acontece, para já ser orientado e ter uma avaliação se está tudo dentro do esperado.
Nesse nosso post de hoje, que pode até mesmo ser considerado um guia, já estamos dando algumas orientações que vão ajudar bastante aos pais para entenderem se está tudo certo ou não. Também você irá compreender melhor a linguagem médica, como temos exposto.
Enfim, voltando à dentição de leite e à importância do dentista pediatra, é ele quem vai fazer uma avaliação fundamental. Nos enganamos às vezes achando que este período não é importante e o que vai determinar aquele sorriso bonito da criança e a saúde bucal é só o período em que ela já for grande.
Nada disso. Desde cedo ocorre esse desenvolvimento dentário que terá desdobramentos por toda a vida na boca do bebê. O dentista irá poder avaliar se ela necessita, por exemplo, de alguma intervenção odontológica, em função de uma condição oral problemática.
É comum até mesmo que alguns desses processos já seja avaliado no momento do nascimento, enquanto o bebê é recém nascido. Neste momento, a equipe de parto irá verificar se existem alguns problemas como:
- Impeditivos para o aleitamento correto
- Problemas de deglutição
- Condições bucais que dificultem a respiração adequada
- Adversidades na boca que impeçam o bebê de fazer sucção
Leia nosso artigo sobre quando levar seu filho ao dentista
Quando nascem os dentes de leite?
Como temos dito até aqui, é importante manter uma saúde bucal desde cedo, não somente quando começa a nascer a dentição de leite. No entanto, é claro que o surgimento deles requer atenção especial, acima de tudo porque pode ser bastante incômodo para o bebê.
Podemos dizer para os pais que não existem um momento muito certo para nascer a dentição de leite. Não dá para cravar, por exemplo, que os dentes vão nascer com 6 meses. Algumas pessoas acham isso, se preocupam caso não aconteça exatamente dessa forma e estão erradas.
Na verdade, existe uma grande variação de quando nasce e isso não está necessariamente atrelado a algum problema de saúde (como déficit de cálcio). Em algumas crianças, começa a aparecer já com quatro meses. Em outros, demora seis. Para alguns chega a até um ano de idade ou mais.
Varia de cada bebê quando vai acontecer. Como dissemos, não necessariamente quer dizer que haja carência de nutrientes como o cálcio. Na verdade, o bebê já recebe uma boa dose dele na sua dieta dos primeiros anos – seja pelo leite materno ou pelas soluções compradas.
Ou seja, caso seu filho ou filha já esteja com nove meses e ainda não nasceu nenhum dente de leite, não precisa se apavorar nem dar suplementos de cálcio. Se a alimentação estiver sendo feita da forma correta, os médicos afirmam que não há muito com o que se preocupar. É só questão de esperar o momento certo em que eles vão nascer – cada corpo é diferente e tem o seu próprio tempo.
Isso não quer dizer que não tenha uma época em que seja mais comum. De fato, existe. Normalmente o que podemos dizer é que a dentição de leite começa a surgir lá pelos seis meses de idade e, mesmo se depois disso, quase sempre antes do primeiro ano.
E então, quando devo me preocupar? Existe algo que possa ser problemático? De fato, por certo pode acontecer sim algum problema. Se a criança já estiver com 14 ou 15 meses e não houver nem um sinalzinho de que os dentes estão começando a surgir (sem sinais de erupção dentária, na linguagem dos dentistas), então é bom procurar um profissional para ver o que está acontecendo e se há algo errado.
Sintomas do surgimento
É certo que a dentição de leite chega e logo os pais já começam a perceber que alguma coisa está acontecendo de diferente com o bebê, não é verdade? Ele começa a ficar agitado e tem alguns comportamentos diferentes do que estamos acostumados.
Não se assuste. Isso é normal. Infelizmente pode ser um pouco chatinho para a criança, que tem alguns sinais e sintomas do surgimento dos dentinhos. Separamos uma lista com os principais deles, para que você possa identificar:
- Inchaço na gengiva
- Hipersalivação
- Tendência para morder de tudo
- Hipersensibilidade na boca
- Falta de vontade de comer
- O bebê prefere alimentos líquidos
- Dificuldade para dormir
- Mexer muito na orelha – a dor pode irradiar
- Irritação, dor e incômodo com as erupções dentárias rompendo a gengiva
Sabemos que você vai ficar com pena de ver o seu filho assim, do mesmo modo que todos ficamos. Coloque na cabeça, porém, que é algo necessário e natural de todo ser humano. Como veremos adiante, tem como aliviar esses sintomas.
Mas antes vamos fazer uma advertência. Alguns pais observam o aparecimento de diarreia ou até febre nos momentos de aparecimento da dentição de leite. Isso não é algo esperado nem que deve acontecer. O que pode ser o caso é o de aparecimento de alguma virose em função da queda de imunidade que os dentes de leite provocam. Se for o caso, pode levar num médico pediatra para avaliação.
Para aliviar os sintomas e o desconforto provocado pelo nascimento da dentição de leite, algumas medidas podem ser tomadas:
- Alimentos frios
- Massagem com uma mamadeira de silicone ou dedo (bem limpos, é claro)
- Medicação – somente indicadas pelo médico se houve muito incômodo
- Consultar com um odontopediatra (o dentista pediatra) para orientações
- Mordedores (normalmente preferem gelados)
Qual é a ordem de surgimento e de queda?
Como já falamos, é difícil dizer exatamente quando os dentinhos começam a aparecer. Normalmente é por volta dos seis meses a um ano. Eles começam pelos dentes da frente, na ordem a seguir:
- Incisivo central superior: normalmente surge entre 7 a 12 meses
- Incisivo central inferior: normalmente surge entre 6 a 10 meses
- Incisivo lateral superior: normalmente surge entre 9 a 13 meses
- Incisivo lateral inferior: normalmente surge entre 7 a 16 meses
- Canino superior: normalmente surge entre 16 e 22 meses
- Canino inferior: normalmente surge entre 16 e 23 meses
- Primeiro molar superior: normalmente surge entre 13 e 19 meses
- Primeiro molar inferior: normalmente surge entre 12 e 18 meses
- Segundo molar superior: normalmente surge entre 25 e 33 meses
- Segundo molar inferior: normalmente surge entre 20 e 31 meses
Mas e quando será que eles começam a ser substituídos pelos dentes definitivos? Existe uma data certa? Existe uma ordem certa? De fato, a nossa resposta é positiva, como iremos detalhar.
- As primeiras quedas: costumam acontecer lá pelos seis ou sete anos de idade. Os dentes que caem são os chamados “incisivos centrais e laterais” – que nada mais são do que os dentes da frente.
- A continuação das quedas iniciais: em sequência, num período que deve ir até perto dos 13 anos, caem os caninos superiores.
Apesar de muita gente não saber, alguns dentes começam a aparecer mesmo sem nenhum cair. Sim, é verdade! São alguns que ficam mais atrás, chamados de molares permanentes.
Quando você notar os sintomas dos nascimentos deles, preste atenção e ajude o seu filho na escovação correta, para que a higiene oral fique bem feita e evite problemas posteriores. Graças à dificuldade de notar o surgimento deles, muitas vezes acaba sendo negligenciada essa higiene correta, o que acarreta alguns problemas como consequência.
Como fazer a higiene correta
Para evitar maiores problemas bucais, é fundamental fazer uma higiene correta desde cedo na infância. Os hábitos de limpeza devem ser criados pelos pais e por eles estimulados, para que a criança já se acostume com isso desde logo.
Existem escovas apropriadas para a infância e essas devem ser utilizadas assim que começar a nascer a dentição de leite. Elas devem ser super macias nas cerdas e a cabeça deve ser pequena, para facilitar a escovação.
Depois disso não tem muito segredo. A higiene oral pode ser exatamente igual a das outras pessoas da família: após cada refeição, de manhã cedo e à noite antes de dormir. Antes dos dentes começarem a nascer, é só passar uma gaze com água, se quiser fazer a higienização.
Os cremes dentais também devem ser os ideais para bebês. Não use os de adultos, pois ele pode acabar ingerindo a substância e isso pode fazer mal. As propriedades dos cremes dentais infantis são específicas para as necessidades deles. Além disso, não precisa exagerar na quantidade, pode passar pouco creme dental na escova (0,1g se ele não consegue cuspir e 0,3g se ele consegue).
O uso de fio dental não costuma ser necessário, uma vez que os dentes de leite começam a surgir, via de regra, de forma espaçada. Ainda assim, caso no caso do seu filho eles estejam muito juntinhos, pode passar sem problemas. Essa é a típica orientação que o odontopediatra vai dar a você com mais clareza.
Curta nossa página no Facebook
Nos siga no Instagram
Doenças orais frequentes
Algumas doenças podem sim afetar os bebês e as crianças. Normalmente elas estão relacionadas à má higiene oral, segundo os odontopediatras.
Na verdade são várias as doenças, mas selecionamos aquelas mais vistas nos consultórios. Além delas, há uma infinidade, que varia desde uma simples afta até um câncer oral. Por isso tenha cuidado com qualquer sinal e sintoma estranho.
- Cárie: ela pode destruir os dentes de leite, por isso deve ser tratada logo. Pode causar muita dor.
- Gengivite: assim como em adultos, ela também pode surgir. Se você já teve, fica mais fácil identificar.
- Candidíase: o famoso sapinho é bem comum. São pontos ou placas esbranquiçadas causados por fungos que aparecem na boca. Colocar na boca brinquedos e chupetas não esterilizadas são algumas das causas.
- Halitose: este é, em outras palavras, o mau hálito, que surge por consequência da má escovação da língua.
- Erosão dentária: mais comum em crianças um pouco maiores, pode danificar a estrutura bucal.
RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU E-MAIL
Prevenindo acidentes bucais
Principalmente em crianças já maiorzinhas, a partir dos quatro anos, é comum que sejam bem agitadas e façam muitas atividades. Com isso, podem acontecer traumatismos que causem danos aos dentes.
Para evitar isso, alguns dentistas costumam recomendar a utilização de protetores bucais enquanto fazem as atividades físicas, como futebol ou artes marciais. Ele não deve ser comprado em lojas, mas sim feito sob medida por um dentista.
Além disso, alguns cuidados básicos, como o uso de cinto de segurança e os pisos adequados nos locais de atividade física (absorventes de impacto) também são necessários. Esteja sempre atento por onde a criança anda e se há perigos de danos aos dentes.
Mensagem final
O nascimento da dentição de leite é sempre um momento que deixa os pais tensos, uma vez que tende a causar alguns sofrimentos à criança. Não costuma ser nada fácil nem para o bebê nem para nós que estamos vendo tudo o que está acontecendo.
No entanto, como mostramos, há formas de aliviar esse sofrimento. Também vimos que você não deve ficar assustado se os dentinhos não começarem a surgir lá com seis meses, pode ser normal virem depois e não há motivo para pânico.
Siga o nosso post como um bom guia para tirar as dúvidas preliminares sobre esse tema que tanto gera debate. Caso notar algo estranho com a criança, leve ao odontopediatra, que deve ser sempre o seu aliado. Visite ele de vez em quando para garantir o bom cuidado bucal e a dentição de leite.
Referências
http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Guia-de-Saude_Oral-Materno-Infantil.pdf
https://soumamae.com.br/tudo-voce-deve-saber-os-dentes-leite/
https://www.plataformasaudeoral.pt/saude-oral/saude-oral-de-a-a-z/dentes-de-leite
https://www.omeubebe.com/bebes/saude-cuidados-bebe/dentes-de-leite
https://www.macetesdemae.com/nascimento-dos-dentes-reacoes-sintomas/
1 Comments